O que mais vemos atualmente, são empresários excelentes no mercado que atuam, mas que acabam indo à falência por não dar a atenção necessária ao setor financeiro do negócio.  Infelizmente, cometer erros na gestão financeira de uma empresa é mais comum do que você pode imaginar. 

Principalmente em pequenas empresas, é comum as pessoas não terem a real noção do que é uma gestão financeira. 

De acordo com o Sebrae, a gestão financeira compreende todas as ações e procedimentos administrativos, que tem como objetivo maximizar os resultados financeiros e econômicos de uma empresa. 

Por isso, aprenda de uma vez por todas, é mais que fundamental que a gestão financeira do seu negócio seja levada extremamente a sério. Para que você conheça quais os erros mais comuns cometidos pelas empresas na área financeira, e como evitar isso, preparamos esse material para você!

Erro 1 – Deixar de acompanhar o desempenho do seu negócio 

Fique de olho nos indicadores! Deixar de acompanhar índices de lucratividade, faturamento, capital de giro, entre outros, estão entre os principais erros que uma gestão financeira pode cometer. 

São os seus indicadores que sinalizam se a empresa está tendo lucro ou prejuízo, ou seja, eles apontam para a saúde financeira da sua empresa. Entenda, eles são os guias que permitem que você tome as melhores decisões antes que os problemas aumentem. 

Para se analisar tais indicadores é fundamental contar com registros de dados e ter relatórios que sejam claros e objetivos, facilitando a leitura e entendimento por parte do gestor, e que podem ser comparados ao longo do tempo para conhecer como está o desempenho da empresa.

Erro 2 – Não ter um planejamento financeiro 

Planejamento é T-U-D-O! E por mais estranho que pareça, existem diversos casos de empresas não contam com a ajuda de um planejamento financeiro. E esse é outro grande grande erro de gestão e que leva muitos negócios à falência. 

O planejamento financeiro conta com projeções baseadas em dados de meses passados e os atuais, e com os quais são definidas as metas de curto, médio e longo prazo. Somente assim, você conseguirá saber quais as possibilidades em caixa para que sua empresa faça novos investimentos, ou se é necessários pausar determinados projetos.

Erro 3 – Não controlar fluxo de caixa

Se você tem uma empresa é seu dever acompanhar todo capital que entra e sai da sua empresa. Ter um controle eficiente do fluxo de caixa está entre as principais ferramentas financeiras de uma empresa. É através dele que o gestor pode ter uma visão da saúde financeira do seu negócio, tomar decisões e fazer projeções. 

Por isso, o recomendado é que o todas as movimentações financeiras da empresa sejam registradas diariamente, tanto de entrada quanto de saída. Dessa forma, é possível evitar qualquer erro no fluxo de caixa, e é possível que você acompanhe todos os dados sempre atualizados.

Erro 4 – Não ter um controle de estoque eficiente 

Ter um estoque em excesso pode significar que o dinheiro da empresa está parado. E ter produto faltando pode significar baixas vendas e clientes insatisfeitos. Em ambos os casos, o resultado é muito ruim para qualquer empreendimento. 

Desta forma, não ter um controle eficiente do estoque é outro erro que pode afetar a gestão financeira. Para evitar que problemas como esse ocorram no seu negócio, o ideal é ter um controle bastante eficiente do estoque, onde todas as entradas e saídas sejam registradas, além do responsável poder elaborar projeções e saber o momento certo de comprar determinado item.

Erro 5 – Não contar com a tecnologia 

Um erro bastante comum nas empresas quando se fala em gestão financeira é utilizar planilhas de Excel, ou mesmo manuscritas, para o controle das finanças.

Apesar dessas ferramentas ajudarem, elas são suscetíveis a erros, falhas humanas ou manipulações. E esses erros podem trazer sérios problemas à empresa. 

Investir na tecnologia e contar com softwares específicos para gestão financeira é uma saída que mostra-se como um investimento para qualquer empresa. Dessa forma, é possível ter um controle de todo o setor financeiro, além de ter segurança nas operações.

Que tal investir na terceirização financeira? 

Existe uma forma de evitar que os erros listados ocorram na sua empresa. Essa solução é a terceirização do setor financeiro. O Sistema Controle Legal facilita a gestão financeira do seu negócio, te mostrando dados reais sobre lucro e prejuízo.
Pare de perder dinheiro e passe a utilizar um sistema inteligente. Faça o teste, experimente gratuitamente!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Comentários

Posts Recentes

Categorias

Tags

Se inscreva no nosso blog

© Carto – Processadora de Cartões Ltda.

Todos os direitos reservados.

CNPJ: 11.233.123/0001-99.

 

Endereço: SIBS Quadra 2, Conjunto C, Lote 3 – Núcleo Bandeirante – Brasília – DF.

CEP: 71736-203.

Suporte

Segunda a Sexta: das 9h às 18h   (61) 3038-3528

Abrir Ticket