Quando pensamos em começar um empreendimento todas as nossas expectativas se voltam para os lucros. Quanto será que vou lucrar? Esse é o principal questionamento, e eu diria até preocupação, de um empreendedor na tomada de decisão para abrir uma empresa. Mas o caminho contrário, de se pensar quanto vai ser necessário investir e como realizar uma gestão de custos adequada, pode ser a chave para o seu sucesso.
Garantir uma gestão de custos é uma excelente maneira de conhecer bem o seu negócio e acompanhá-lo de perto. E assim, definir os planejamentos estratégicos, tomar boas decisões e ter um gerenciamento saudável.
O que é a gestão de custos?
Gestão de custo nada mais é do que organizar todos os produtos, serviços e gastos que sua empresa tem por dia, semanalmente e mensalmente. Alguns exemplos de custos são:
- energia elétrica;
- aluguel;
- transporte;
- mão de obra;
- equipamentos.
A forma que você conduz a sua empresa é o que vai determinar se você terá um negócio sólido. A gestão de custos feita de maneira correta permite estabelecer preços com margens de lucro maiores. Isso envolve gestão de negócios, gestão de custos, controle de estoque, entre outros processos de gestão financeira.
Muitas vezes deixamos de ter cuidado com a Gestão Financeira porque acreditamos que ela demanda muito tempo para organizar. Porém é fundamental ter essas informações sempre à mão para ajudar na tomada de decisões.
A verdade é que não é possível enxergar sua margem de lucro sem antes calcular todos os custos de uma empresa. E se você não sabe de maneira precisa de quanto é o seu lucro, se torna inútil pensar em ações que aumentem as suas vendas.
O que muda na minha empresa quando opto pela gestão de custos?
Você conta com maior segurança financeira, dessa maneira é possível definir a sua margem de lucro em cada produto ou serviço. Além disso, com a gestão de custos é possível:
- obter informações sobre o rendimento e o desempenho de diversas atividades da empresa;
- auxiliar no controle, planejamento e desenvolvimento das operações;
- fornecer informações que podem ser decisivas para a empresa.
Mas o que a minha empresa ganha ao implementar uma gestão de custos?
Aumentar a receita da sua empresa é importante, mas não pode ser seu único objetivo. Em determinados momentos, principalmente durante as crises, é de extrema importância reduzir gastos. É fundamental saber equilibrar e ter o total controle do que entra e o que sai em sua empresa, principalmente, em um mercado cada vez mais competitivo.
Quer saber como ter esse controle? Conheça a nossa Planilha de Controle Financeiro, gratuita ela auxilia as pequenas empresas na organização e movimentações financeiras do seu negócio.
Entenda as principais vantagens de se implementar uma gestão de custos:
Diminui os riscos para o seu negócio
Não conhecer a dinâmica dos custos pode levar um negócio a fechar precocemente. Em situações assim, algumas empresas não percebem que a situação financeira do negócio não está saudável por confiar apenas nos registros de receitas. Lembre-se, nem sempre faturamento alto é sinônimo de um negócio saudável.
Abre o caminho para aumento dos lucros
Na gestão de um negócio, uma ação tem influência sobre as outras. Por isso, quando você elimina as despesas desnecessárias, os lucros costumam acompanhar esse movimento.
Até porque essa conta é bem simples, quanto menos gastos, talvez você nem precise ampliar as vendas para alcançar um resultado. Assim, fica mais fácil colocar no mercado produtos mais competitivos, o que tem ligação direta com a produtividade e a competitividade do seu negócio.
Mas você sabe quais os tipo de custos da sua empresa?
Entender que existem duas modalidades de custos, pode te ajudar a antecipar os impactos deles. Dessa maneira, sua empresa ganha inteligência de negócios.
- Custos variáveis: são aqueles que são alterados de acordo com a produção e vendas da empresa. Por exemplo: impostos, comissões sobre vendas, horas extras de funcionários, manutenções emergenciais, etc;
- Custos fixos: são aquelas que quase não sofrem oscilação de um mês para o outro: aluguel do prédio, conta de Internet, salários dos colaboradores, taxas bancárias, entre outras.
Após o levantamento dos custos fixos e variáveis, é recomendado que se faça um registro de todos os gastos. Só assim é possível identificar os investimentos desnecessários e cortá-los.
Mas você sabe o que é preciso para começar ter esse controle? Já tomou essa decisão e está sentindo na pele os desafios de não ter um sistema financeiro organizado? A gente vai te dar uma força com a nossa Planilha de Controle Financeiro, gratuita ela auxilia as pequenas empresas na organização e movimentações financeiras do seu negócio.