Você já parou para pensar que é possível terceirizar uma parte do serviço administrativo e financeiro da sua empresa? Principalmente aquele serviço operacional que exige sua atenção semanalmente, mensalmente e as vezes até diário.
A grande questão é que muitas vezes esses serviços te demandam muito tempo, mas você entende que ao contratar um funcionários para realizar esses serviços, o custo seria muito elevado. A terceirização da gestão financeira seria uma ótima ideia para o seu negócio e essa ação é conhecida como BPO, de Business Process Outsourcing.
O que é BPO financeiro?
Business Process Outsourcing, ou o BPO significa terceirização dos processos de negócios. Ou seja, é a contratação de atividades e funções de negócios que não fazem parte do core da empresa.
Nos últimos anos, o BPO vem ganhando cada vez mais força, especialmente porque empresas precisam estar cada vez mais focadas em aumentar a produtividade, reduzirem o custo e alavancarem a lucratividade, o que faz com que elas mantenham um foco mais exclusivo em suas atividades fins, que são aquelas que fazem o dinheiro entrar em caixa.
Para simplificar, quando tratamos de BPO financeiro estamos falando da integração de todos os processos das atividades financeiras com o objetivo aumentar a eficiência operacional da empresa. Se você ainda tem dúvidas, saiba que uma boa Gestão Financeira significa maximização dos resultados econômicos e financeiros de um negócio. Ela vai te auxiliar a aumentar a rentabilidade dos negócios e crescer de maneira planejada e estruturada.
O Outsourcing Financeiro oferece serviços de gerenciamento estratégico, como gestão do fluxo de caixa, contas a pagar e receber, faturamento, gestão orçamentária, entre outros.
Ter uma equipe alocada para cuidar de questões orçamentárias e financeiras pode ser oneroso e sua organização pode não ter verba para isso no momento. E é por isso, que o BPO Financeiro tem sido uma ótima opção para empresas que querem otimizar custos, reduzir gastos com impostos e processos por meio de planejamento e visão estratégica de profissionais experientes na área.
Qual é a diferença entre BPO, Consultoria e Assessoria?
Outra questão que pode causar confusão é a diferença entre BPO, Consultoria e Assessoria. Entenda a diferença de cada serviço:
- Na Consultoria: o serviço prestado tem mais a ver com um aconselhamento sobre as ações a serem tomadas para solucionar algum problema. Uma consultoria financeira, por exemplo, até analisa diversos aspectos da empresa, mas não se envolve de maneira prática. Em outras palavras, o consultor aponta a direção. Na maioria dos casos, atividades de consultoria incluem treinamentos e palestras.
- Na Assessoria: o assessor presta um auxílio técnico que vai desde o desenvolvimento de um projeto até a execução de um serviço, ou seja, coloca a mão na massa. Na assessoria financeira, por exemplo, o profissional faz um diagnóstico sobre o estado financeiro-econômico da empresa, identificando problemas e oportunidades de melhorias e atuando junto para resolvê-los. A relação entre assessor e empresa é mais de longo prazo.
- No BPO: ocorre a terceirização dos processos de negócios, sendo que a empresa contrata atividades e funções de negócios, como outsourcing de controladoria.
Por que optar por BPO?
Basicamente, um serviço de BPO garante:
- Menores custos: reduz os custos de implementação de um departamento financeiro, o que envolve custo de pessoal, software, espaço físico e etc.;
- Menores riscos: o BPO Financeiro diminui os riscos trabalhistas oriundo da contratação de pessoas para o setor financeiro, além de eliminar a preocupação com a contratação, reposição ou substituição desse perfil de alta especialização;
- Mais tempo: libera o tempo dos responsáveis pela gestão financeira (o qual muitas vezes é o próprio empresário) para que executem atividades mais relacionadas ao core business da empresa;
- Mais profissionalismo: ter uma efetiva política financeira;
- Maior controle: melhores controles de vencimento de obrigações e de recebimento de vendas e prestação de serviços, contribuindo com a saúde financeira e com o fluxo de caixa positivo;
- Redução dos casos de inadimplência: capaz de reduzir a inadimplência na empresa, já que num sistema de BPO Financeiro a administração dos recebíveis é feita por pessoal especializado e que opera sob processo bem definido para esse fim;
- Mais governança: atender com melhores critérios os ambientes de controles e de governança corporativa, por estabelecer política financeira e níveis de aprovação de pagamentos;
- Previsibilidade: por fim, a precisão na gestão do fluxo de caixa.
Além disso, podemos dizer que a terceirização elimina a necessidade de passar por processos de contratação de funcionários e possibilita que a empresa mantenha a infraestrutura necessária. Desse modo, tanto os custos operacionais quanto os de recrutamento são reduzidos ao máximo.
Um BPO é a garantia de tempos de resposta rápidos a preços muito mais acessíveis. Então, que tal contar com a gestão financeira do Controle Legal? É um sistema que supre as necessidades financeiras do seu negócio. Com o Controle Legal você organiza as finanças da sua empresa e pode investir seu tempo onde quiser. Faça o teste, experimente grátis!